...... Abaixo algumas dicas e sugestões sobre o projeto do 2º Bimestre de 2010...

Bateria de perguntas para estudar 1

Aqui estão postadas várias de questões para ajudar na interpretação de textos e para pesquisa. Para respondê-las basta postar um comentário, ou se preferirem, copiem as perguntas no blog de vocês e responda-as lá.


1 – Como a pecuária e a agricultura contribuíram para as mudanças na forma de viver dos homens na passagem da Pré-história para a História propriamente dita?
2 – Em que lugar surgiram as primeiras cidades? Por qual razão?
3 – Que consequências podem ser apontadas para a propriedade privada?
4 – Procure explicar quais razões fizeram as primeiras cidades surgirem às margens de rios como o Tigre e Eufrates, por exemplo.
5 – Os mesopotâmicos eram considerados grandes construtores. Cite obras importantes e famosas feitas por eles.
6 – Sobre o Código de Hamurabi, como podemos considerá-lo? Justifique sua resposta.
7 – Cite algumas das contribuições da Mesopotâmia para o mundo atual.
8 – Finalmente, sobre as cidades, quais as vantagens e desvantagens de se morar nelas? (pode ser no passado ou no presente)
9 – Onde se localiza o atual Egito?
10 – É o mesmo local do antigo Egito?
11 – Como pode ser provada a afirmação de Heródoto: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
12 – Você sabe o que é uma pirâmide? Explique o que é. Se preferir desenhe-a.
13 – Para os egípcios qual o significado das pirâmides?

PARA RECUPERAÇÃO APRENDIZAGEM DO PRIMEIRO BIMESTRE

O aluno para mostrar sua recuperação na aprendizagem do conteúdo do primeiro bimestre deve tentar responder as questões abaixo. Escolha qual atividade e quais questões responderá. Faça pesquisa e preencha um relatório, a mão ou digitado, respondendo às questões. Nas atividades A e B, você deve responder no mínimo 5 questões corretamente para que estejam satisfatórias. Já a atividade C é diferente, responda todas as questões:


A) Sobre o Paleolítico:

1 – Qual a explicação para o nome deste período?
2 – Procure justificar porque a escolha recaiu sobre esse nome e não outro qualquer?
3 – Que tipo de hominídeo dominou por mais tempo nessa época? Justifique sua resposta.
4 – Quando se iniciou esta época e que acontecimento marca esse início?
5 – Como estavam organizados social e politicamente os habitantes desta época?
6 – Descreva a vida dos habitantes desta época? Para isto tente descrever como era sua alimentação, como conseguiam os alimentos, onde dormiam como eram as famílias, como se educavam as crianças, como eram os instrumentos, ferramentas e armas que usavam.
7 – Pesquise alguma imagem desta época. Cole no relatório.
8 – O que aconteceu para que essa época terminasse e começasse outro período?



B) Sobre o Neolítico:

1 – Qual a explicação para o nome deste período?
2 – Procure justificar porque a escolha recaiu sobre esse nome e não outro qualquer?
3 – Que tipo de hominídeo dominou por mais tempo nessa época? Justifique sua resposta.
4 – Quando se iniciou esta época e que acontecimento marca esse início?
5 – Como estavam organizados social e politicamente os habitantes desta época?
6 – Descreva a vida dos habitantes desta época? Para isto tente descrever como era sua alimentação, como conseguiam os alimentos, onde dormiam como eram as famílias, como se educavam as crianças, como eram os instrumentos, ferramentas e armas que usavam.
7 – Pesquise alguma imagem desta época. Cole no relatório.
8 – O que aconteceu para que essa época terminasse e começasse outro período?



C) Sobre a Pré-história toda:

1 – Faça uma relação das diferentes espécies de hominídeos e qual a época provável para seu aparecimento?
2 – Faça um relato descrevendo sobre as diferentes teoria sobre como teria sido o povoamento do continente americano e em que época teriam acontecido?
3 – Descreva resumidamente os períodos neolíticos e paleolíticos, destacando como se alimentavam, como conseguiam os alimentos, como se organizavam socialmente, como e com qual material eram feitos seus instrumentos, ferramentas e armas.
4 – Qual a importância da agricultura e da pecuária para o processo de desenvolvimento dos seres humanos?

AVALIAÇÃO FINAL DO BIMESTRE

1 - Sobre o Egito antigo diga quais os elementos criados lá e naquela época e que permaneçam até hoje. Procure explicar o surgimento e seu uso antes e agora.
2 - Também sobre o Egityo antigo procure expor de que forma sua história chega até nós hoje em dia? Quais as fontes de pesquisa utilizada pelos historiadores?
3 - Ainda sobre o antigo Egito procure encontrar explicações que justifiquem a preservação da memória dos faraós como modelo para os políticos da atualidade.
4 - Agora, sobre os mesopotâmicos, quais são os elementos criados por eles e que permanecem até hoje? Procure explicar o surgimento e seu uso antes e agora.
5 - Finalmente, procure mencionar quais são os elementos mais importantes e significativos na passagem da Pré-história para a história? Não se esqueça de explicar a importância e o significado de cada elemento citado.

PARA RESPONDER, SE QUISER, ENTRE NOS COMENTÁRIOS, DIGA QUE QUESTÃO ESTÁ RESPONDENDO E RESPONDA. BOA SORTE!

Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Professor há mais de 20 anos. Atualmente, além de querer pedalar como se fosse ciclista jovem, é torcedor/sofredor da Lusa do Canindé, trabalha apenas com os primeiros anos do Ensino Médio da E. E. Prof. Alberto Conte em São Paulo, na capital, em Santo Amaro, no mesmo bairro e na mesma escola onde estudei e onde comecei a ser o que sou... Contato: vitor.albertoconte@gmail.com

Seguidores