...... Abaixo algumas dicas e sugestões sobre o projeto do 2º Bimestre de 2010...

MISTÉRIOS DO ANTIGO EGITO

Quando se pensa no Egito Antigo lembamos das pirâmides, das esfinges, papiro e claro dos faraós.

Esfinge é uma imagem icônica de um leão estendido com a cabeça de um falcão ou de uma pessoa, inventada pelos egípcios do império antigo, mas uma cultura importada da mitologia grega.

Uma pirâmide é todo poliedro formado por uma face inferior e um vértice que une todas as faces laterais. As faces laterais de uma pirâmide são regiões triangulares, e o vértice que une todas as faces laterais é chamado de vértice da pirâmide. O numero de faces laterais de uma pirâmide corresponde ao número de lados do polígono da base. Como exemplo das pirâmides da geometria espacial no dia-a-dia temos as pirâmides do Egito, uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Papiro é, originalmente, uma planta perene da família das ciperáceas cujo nome científico e Cyperus papyrus, por extensão é também o meio físico usado para a escrita (precursor do papel) durante a Antigüidade (sobretudo no Antigo Egipto, civilizações do Oriente Médio, como os hebreus e babilônios, e todo o mundo greco-romano).
O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.

Faraó é uma tradição política. É atribuído ao papel histórico dos faraós a responsabilidade pela unificação política dos dois reinos do Antigo Egito (Menes, por volta de 3500 a.C., a construção das primeiras obras de vulto como canais, represas, diques e sobretudo as pirâmides (Zezer por volta de 3000 a.C.).

Pirâmides e a esfinge são uma tradição de caráter esotério religioso, atribuindo-se a eles uma simbologia esotérica.
As pirâmides aparentemente de forma contraditória de acordo com a peoosa que a interprete podem representar o feminino (a mãe terra), o masculino (o fogo) e a divindade. (fonte; site “Significado esotérico dos símbolos nas Mandalas” no endereço eletrônico: http://mandalamystica.com.br/index.php/significado-esoterico-dos-simbolos-nas-mandalas/ acessado dia 16//06/2010)
A Esfinge representa o desafio. Tem como finalidade ser guardiã da pirâmide.Havia uma única esfinge na mitologia grega, um demônio exclusivo de destruição e má sorte, de acordo com Hesíodo uma filha da Quimera e de Ortro ou, de acordo com outros, de Tifão e de Equídina— todas destas figuras ctônicas. Ela era representada em pintura de vaso e baixos-relevos mais freqüentemente assentada ereta de preferência do que estendida, como um leão alado com uma cabeça de mulher; ou ela foi uma mulher com as patas, garras e peitos de um leão, uma cauda de serpente e asas de águia. Hera ou Ares mandaram a esfinge de sua casa na Etiópia (os gregos lembraram a origem estrangeira da esfinge) para Tebas e, em Édipo Rei de Sófocles, pergunta a todos que passam o quebra-cabeça mais famoso da história, conhecido como o enigma da esfinge, decifra-me ou devoro-te:
"Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três? " - Ela estrangulava qualquer inábil a responder, dai a origem do nome esfinge, que deriva do grego sphingo, querendo dizer estrangular.
Édipo resolveu o quebra-cabeça: O homem — engatinha como bebê, anda sobre dois pés na idade adulta, e usa um arrimo (bengala) quando é ancião. Furiosa com tal resposta, a esfinge teria cometido suicídio, atirando-se de um precipício. (fonte: site “Símbolos Esotéricos” na URL: http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/simbolos.htm acessado dia 16/06/2010.

Finalmente o papiro, precursor do papel, suporte físico da escrita, fundamental para a transmissão do pensamento humano. É sem dúvida graças à escrita abundante na cultura dos antigos egípcios que sua memória persiste até a atualidade. O maior símbolo da cultura na Antiguidade foi a Biblioteca de Alexandria no Egito. Nela milhares e talvez milhões de papiros guardavam o melhor do pensamento humano da época, infelizmente perdido. Consulte o site na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_de_Alexandria .


2 comentários:

  1. Muitoo interresante professor vitor. Não sabia oque era papiro agora eu sei.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog,pois contém informações precisamente importantes, e interessantes curiosidades sobre a antiguidade historica tornando assim o site descontraido e atrativo.Sou aluna de Grão Mogol,estarei cursando o 1º ano do ensino médio e agradeço o professor por fazer um blog tão interessante e util na vida escolar dos alunos.Por favor continue a posta-lo.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Professor há mais de 20 anos. Atualmente, além de querer pedalar como se fosse ciclista jovem, é torcedor/sofredor da Lusa do Canindé, trabalha apenas com os primeiros anos do Ensino Médio da E. E. Prof. Alberto Conte em São Paulo, na capital, em Santo Amaro, no mesmo bairro e na mesma escola onde estudei e onde comecei a ser o que sou... Contato: vitor.albertoconte@gmail.com

Seguidores