Quando se pensa no Egito Antigo lembamos das pirâmides, das esfinges, papiro e claro dos faraós.
Esfinge é uma imagem icônica de um leão estendido com a cabeça de um falcão ou de uma pessoa, inventada pelos egípcios do império antigo, mas uma cultura importada da mitologia grega.
Uma pirâmide é todo poliedro formado por uma face inferior e um vértice que une todas as faces laterais. As faces laterais de uma pirâmide são regiões triangulares, e o vértice que une todas as faces laterais é chamado de vértice da pirâmide. O numero de faces laterais de uma pirâmide corresponde ao número de lados do polígono da base. Como exemplo das pirâmides da geometria espacial no dia-a-dia temos as pirâmides do Egito, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Papiro é, originalmente, uma planta perene da família das ciperáceas cujo nome científico e Cyperus papyrus, por extensão é também o meio físico usado para a escrita (precursor do papel) durante a Antigüidade (sobretudo no Antigo Egipto, civilizações do Oriente Médio, como os hebreus e babilônios, e todo o mundo greco-romano).
O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.
Faraó é uma tradição política. É atribuído ao papel histórico dos faraós a responsabilidade pela unificação política dos dois reinos do Antigo Egito (Menes, por volta de 3500 a.C., a construção das primeiras obras de vulto como canais, represas, diques e sobretudo as pirâmides (Zezer por volta de 3000 a.C.).
Pirâmides e a esfinge são uma tradição de caráter esotério religioso, atribuindo-se a eles uma simbologia esotérica.
As pirâmides aparentemente de forma contraditória de acordo com a peoosa que a interprete podem representar o feminino (a mãe terra), o masculino (o fogo) e a divindade. (fonte; site “Significado esotérico dos símbolos nas Mandalas” no endereço eletrônico: http://mandalamystica.com.br/index.php/significado-esoterico-dos-simbolos-nas-mandalas/ acessado dia 16//06/2010)
A Esfinge representa o desafio. Tem como finalidade ser guardiã da pirâmide.Havia uma única esfinge na mitologia grega, um demônio exclusivo de destruição e má sorte, de acordo com Hesíodo uma filha da Quimera e de Ortro ou, de acordo com outros, de Tifão e de Equídina— todas destas figuras ctônicas. Ela era representada em pintura de vaso e baixos-relevos mais freqüentemente assentada ereta de preferência do que estendida, como um leão alado com uma cabeça de mulher; ou ela foi uma mulher com as patas, garras e peitos de um leão, uma cauda de serpente e asas de águia. Hera ou Ares mandaram a esfinge de sua casa na Etiópia (os gregos lembraram a origem estrangeira da esfinge) para Tebas e, em Édipo Rei de Sófocles, pergunta a todos que passam o quebra-cabeça mais famoso da história, conhecido como o enigma da esfinge, decifra-me ou devoro-te:
"Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três? " - Ela estrangulava qualquer inábil a responder, dai a origem do nome esfinge, que deriva do grego sphingo, querendo dizer estrangular.
Édipo resolveu o quebra-cabeça: O homem — engatinha como bebê, anda sobre dois pés na idade adulta, e usa um arrimo (bengala) quando é ancião. Furiosa com tal resposta, a esfinge teria cometido suicídio, atirando-se de um precipício. (fonte: site “Símbolos Esotéricos” na URL: http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/simbolos.htm acessado dia 16/06/2010.
Finalmente o papiro, precursor do papel, suporte físico da escrita, fundamental para a transmissão do pensamento humano. É sem dúvida graças à escrita abundante na cultura dos antigos egípcios que sua memória persiste até a atualidade. O maior símbolo da cultura na Antiguidade foi a Biblioteca de Alexandria no Egito. Nela milhares e talvez milhões de papiros guardavam o melhor do pensamento humano da época, infelizmente perdido. Consulte o site na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_de_Alexandria .
Narradores de Javé FILME
Há 11 anos
Muitoo interresante professor vitor. Não sabia oque era papiro agora eu sei.
ResponderExcluirAdorei o blog,pois contém informações precisamente importantes, e interessantes curiosidades sobre a antiguidade historica tornando assim o site descontraido e atrativo.Sou aluna de Grão Mogol,estarei cursando o 1º ano do ensino médio e agradeço o professor por fazer um blog tão interessante e util na vida escolar dos alunos.Por favor continue a posta-lo.
ResponderExcluir