...... Abaixo algumas dicas e sugestões sobre o projeto do 2º Bimestre de 2010...

Resumo das aulas - Mesopotâmia

Aula 1
A Revolução Neolítica

A passagem da Pré-história para a História foi marcada por alguns acontecimentos ocorridos no final do periodo neolitico,por volta de 6.000a.C. Esse processo foi chamado de Revolução Neolítica marcada pelos seguintes acontecimentos:
1 – criação da agricultura;
2 – domesticação de animais;
3 – criação das primeiras cidades;
4 – surgimento dos primeiros estados;
5 – aparecimento da propriedade privada.
Aula 2
As primeiras cidades

As primeiras formação urbnas vão acontecer a partir do fim do Neolítico (+ 7.000 a.C.) e o início da Antiguidade (+ 3.500 a.C.). A região onde os arqueólogos encontraram a maior quantidade de vestígios foi no vale da Mesopotâmia, na região do Oriente Médio.
Aula 3
Mesopotâmia_01

É uma região entre os rios Tigre e Eufrates. Hoje são os atuais Iraque e Kuait. Atualmente são uma região árida mas rica em petróleo. No passado, graças ao trabalho da população que vivia lá, era fértil e muito cobiçada por diversos povos. Arianos e semitas disputavam a área.
O primeiro povo a ocupar a região foram os SUMÉRIOS, povo de origem ariana que criaram as bases da sociedade mesopotâmica: domesticaram as plantas e os animais (agricultura e pecuária), criaram uma religião e a organização política da região, as cidades-estado. Além disso fizeram diversas obras de drenagem (diques e canais) e de irrigação.
Aula 4
Mesopotâmia_02

A contribuição dos sumérios foi a seguinte:
a)o governo das cidades-estado era exercido pelo PATESI, que era considerado o representante dos deuses entre os homens;
b)as obras de drenagem dos pântanos entre os dois rios (Tigre e Eufrates) com a construção de diques e canais garantiram uma agricultura de cereais, frutas e criação de animais;
c)finalmente, foram eles que estabeleceram um sistema de escrita que influenciou todas os alfabetos posteriores: trata-se da escrita feita em placas de barro com pequenos estiletes em forma de cunha, daí o nome de escrita cuneiforme. Consulte o blog para observar figura.
Aula 5
Mesopotâmia_ 03

Por volta de 2.300 a.C. uma leva de tribos semitas, os acádios e os amorreus (ou amoritas), vindas do sul, região da Palestina e da Arábia invadem a Mesopotâmia derrotando os sumérios e fixando-se na Mesopotâmia central, fundam a cidade da Babilônia. Por volta de 2.100 a.C. os acádios sob a liderança de Hamurabi, derrotam os amoritas e predominam na região. Hamurabi, além de excelente guerreiro era também um bom administrador. Criou o primeiro código de leis escritas, o Código de Hamurabi, que estava baseado no critério da justiça pelas próprias mãos, no princípio do “olho por olho, dente por dente”.
Aula 6
Mesopotâmia _04

Finalmente a partir de 1.900 a.C. a luta entre as duas culturas (arianos e semitas) atinge o auge. De um lado tribos arianas (hititas, mitânios e cassitas) dominando o ferro e domesticando cavalos derrotam os semitas e predominam na região, mas continuam com os valores culturais dos povos anteriores (semitas), ou seja mantêm a escrita, as leis e os costumes.
Então, por fim, uma tribo semita do norte da Mesopotâmia, os assírios, demonstrando ser dominadores cruéis vencem os arianos hititas e dominam a região, no entanto sofrem forte oposição e resistência dos caldeus que aliando-se à tribo ariana dos medos do Planalto do Irã, vencem os assírios e reconstroem a cidade da Babilônia. Seu imperador mais conhecido foi Nabucodonosor que construiu os famosos Jardins Suspensos da Babilônia além de diversos Zigurates (pirâmides dentadas feitas de tijolos de barro)que funcionavam como templos.
Aula 7
Mesopotâmia_05

Contribuições mesopotâmicas para o mundo atual:
a)graças ao Código de Hamurabi os mesopotâmicos não dependiam totalmente da vontade dos governantes, no entanto acreditavam depender da vontade dos deuses;
b)desenvolveram a astronomia e a matemática;
c)aperfeiçoaram a invenção dos fenícios, a escrita;
d)eram excelentes construtores, devemos a eles a invenção do tijolo de barro.

Fonte: Anotações da aula 4 do Novo Telecurso e anotações esparsas de leitura de livros didáticos, tais como "História - Ensino Médio" de José Geraldo Vinci de Morais e "História das Sociedades - das comunidades primitivas às sociedades medievais" de Aquino, Denize e Oscar.

Questões para facilitar a interpretação do texto:
1 - Os mesopotâmicos eram considerados grandes contrutores. Cite obras importantes e famosas feitas por eles.
2 - Sobre o Código de Hamurabi, como podemos considerá-lo? Justifique sua resposta.
3 - Cite algumas das contribuições da Mesopotâmia para o mundo atual.
4 - Finalmente, sobre as cidades, quais as vantagens e desvantagens de se morar nelas? (pode ser no passado ou no presente)

SE QUISER RESPONDER A ESTAS QUESTÕES, NUMERE E RESPONDA NOS COMENTÁRIOS.

28 comentários:

  1. podia ser mais explicado, mais fácil de entender.

    ResponderExcluir
  2. esta coisa é enorme não vai dar tempo de copiar

    ResponderExcluir
  3. por que tem que er muito pequeno

    ResponderExcluir
  4. VAI TOMA NO ZOIO COM ESSE TEXTO ENORME

    ResponderExcluir
  5. TEXTO MUITO BO MAIS PODIA SER MENOR

    ResponderExcluir
  6. QUE NOJO ESSE TEXTO DO CARAIO

    ResponderExcluir
  7. ESSA PORCARIA PODIA SER MAIS PEQUENO EU VOU MORRER COPIANDO
    E SE CONTINUAR EU VOU RODAR POR QUE EU NÃO VOU COPIAR MAIS NADA

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. EU E QUE NAO SEI TE RESPONDER ESSA BOSTA DE PERGUNTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  10. VAI ESCREVER DIREITO CASSIO !!!!!!!!!!! TATIELE

    ResponderExcluir
  11. MEU NOME É PRISCILA E VC E NÃO PRICILA ELE TE SC NÃO SÓ C E MUITO OBRIGADO MAIS EU NÃO GOSTO DE VC

    ResponderExcluir
  12. EU SOU BOA DE CAMA DEITO E DURMO!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. eu estou na minha escola copiando essa droga de texto minha prof. nao deixa eu entra em outra coisa entao vou ter q copiar essa merda de texto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter que copiar por que você quer se não quer copiar mata aula na vai na escola é tão simplis.

      Excluir
  14. CASSIO BUNDÃO VAI TOMA NO TEU .....

    ResponderExcluir
  15. NAO E SO TU CASSIO, EU TAMBEM !!!!!!!!!!BJS

    ResponderExcluir
  16. devia ser proibido idhiotas pesquisarem de tao burros que sao devem nem saber ler e parabens ao autor o texto e otimo beijos taina

    ResponderExcluir
  17. bom, o texto está perfeito!
    esses caras estão reclamando q está muito grande, apostos que são aqueles preguiçossos da sala... tenho um blog de matérias escolares tbm, se vc quiser ver, tbm tem essas matérias...
    www.slidesbertoni.blogspot.com
    obs: o texto é feito para estudar e ñ para copiar a matéria seus folgados!

    ResponderExcluir
  18. vai tomar no vosso anus com esse texto

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pro! gostei mto. do resumo, me ajudou a organizar melhor minhas aulas dessa materia.
    Quantos aos comentarios ja citados, é mesmo a cara de nossos alunos...

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pro. Gostei mto. do resumo, me ajudou a organizar melhor minhas aulas dessa matéria. Qto.aos comentarios citados, é mesmo o perfil de nossos alunos!!!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pro. Gostei mto. do resumo, me ajudou a organizar melhor minhas aulas dessa matéria. Qto.aos comentarios citados, é mesmo o perfil de nossos alunos!!!

    ResponderExcluir
  22. ta muito comprido o texto...

    ResponderExcluir
  23. por isso que a educaçao esta assim,a falta de educaçao desse povo é uma vergonha, esperamos que nenhum dessas pessoas no futuro não governe o país,mas sabemos que o respeito e educaçao se aprende em casa.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Professor há mais de 20 anos. Atualmente, além de querer pedalar como se fosse ciclista jovem, é torcedor/sofredor da Lusa do Canindé, trabalha apenas com os primeiros anos do Ensino Médio da E. E. Prof. Alberto Conte em São Paulo, na capital, em Santo Amaro, no mesmo bairro e na mesma escola onde estudei e onde comecei a ser o que sou... Contato: vitor.albertoconte@gmail.com

Seguidores