...... Abaixo algumas dicas e sugestões sobre o projeto do 2º Bimestre de 2010...

ORIENTAÇÕES SOBRE OS BLOGS

Pessoal, vou repetir um comentário que já fiz em sala de aula sobre a atividade deste bimestre, quando trabalharemos com a construção de um blog. Neste bimestre, o blog será coletivo.

Criar um blog em grupo pretende desenvolver a habilidade dos alunos com a ferramenta da internet. Embora, em história, com o atual currículo oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na primeira série do ensino médio tratemos de tempos antigos, tentaremos fazê-lo usando as ferramentas do futuro, visando tornar o assunto um pouco mais interessante aos jovens.

É importante perceber que um grupo trabalha coletivamente quando todos contribuem com suas ações para o resultado coletivo final, que neste caso é o blog.

Todos devem fazer a sua parte, para isso cada componente do grupo deve colocar seu nome quando postar alguma matéria.

Quando a postagem for feita por mais de um componente, deve ficar especificado qual foi a parte do trabalho de cada um.

Finalmente, na era em que vivemos, a era da pirataria intelectual, a autoria não é muito respeitada. Por causa disso gostaria que vocês quando não forem os autores dos textos e imagens postadas citassem a fonte.

Assim, sugiro o seguinte:

1) A primeira postagem do blog deve trazer o nome dos membros do grupo autor;
2) Em cada postagem o componente do grupo que a fizer, deve sempre colocar seu nome – caso seja uma postagem coletiva mencionar qual a parte do trabalho de cada um dos postantes;
3) A fonte pesquisada deve sempre ser citada ao final da matéria, observando-se o seguinte: caso a fonte seja da internet, mencionar a URL do “site” consultado, o nome do Portal ou "site" e a data em que foi feito a consulta. Caso a fonte pesquisada seja um livro, mencionar segundo as orientações, nesta ordem – Nome do autor, título completo do livro, editora, edição e ano de publicação.

O blog corresponde neste segundo bimestre a 60% do conceito do bimestre assim distribuído:

20% - aparência do blog, facilidade em postar comentários, cor bem visível das fontes, diagramação que facilite a leitura e torne o blog leve e atraente;
10% - publicação de um “post” com o nome de todos os membros do grupo autor do blog;
10% - que todos os membros do grupo tenham feito pelo menos uma postagem;
10% - atendimento a todos os comentários e dicas fornecidos pelo professor;
10% - ao aluno que fizer as postagens mais interessantes e corretas atendendo as orientações de conteúdo propostas na primeira postagem deste blog. Em caso de dúvida consulte-a.

A nota é individual.

Quem sou eu

Minha foto
Professor há mais de 20 anos. Atualmente, além de querer pedalar como se fosse ciclista jovem, é torcedor/sofredor da Lusa do Canindé, trabalha apenas com os primeiros anos do Ensino Médio da E. E. Prof. Alberto Conte em São Paulo, na capital, em Santo Amaro, no mesmo bairro e na mesma escola onde estudei e onde comecei a ser o que sou... Contato: vitor.albertoconte@gmail.com

Seguidores